RENATO MAURÍCIO PRADO
PERFIL

Renato Maurício Prado nasceu em Niterói em 1953. Foi aluno da Escola Naval, mas desistiu da carreira militar para se formar em Comunicação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Começou no jornalismo como estagiário na editoria de política do Jornal do Brasil, em 1976, naquela época sob o comando do jornalista Élio Gaspari. Após três meses de estágio, foi contratado como repórter para a editoria de esportes deste jornal, comandada por João Máximo e tendo como repórteres Márcio Guedes e Sandro Moreira.

Em 1978, foi trabalhar no Jornal O Globo. Foi repórter, colunista e editor de esportes. Em 1987, foi ser correspondente do jornal na Europa. Retornou no ano seguinte e foi trabalhar na Placar, da editora Abril, chefiando a sucursal da revista no Rio de Janeiro. Retornou para O Globo ainda em 1988, para ser novamente editor de esportes. Permaneceu cerca de seis meses no Esporte e foi para a editoria de Cidade e, depois, Política.

Por volta de 1989, fez um curso de desenvolvimento gerencial para poder coordenar a reestruturação dos jornais de bairros de O Globo, que, sob o seu comando, passaram a dar lucro. Depois, virou superintendente de orçamento e operação do jornal e, em 1991, comandou o lançamento do jornal Extra, criado para disputar mercado com O Dia. Permaneceu no cargo de diretor de redação do jornal entre 1998 e 2003, quando saiu para retomar sua coluna de esportes em O Globo.

Atualmente, Renato Maurício Prado é colunista de O Globo e comentarista dos programas televisivos de esporte Troca de Passes, Redação SporTV e Bem Amigos, todos do canal fechado SporTV. Participa ainda do programa Esporte Clube, da Rádio CBN, comandado pelo jornalista Juca Kfouri.